BIOTECNOLOGIA


A biologia é uma ciência natural experimental, na qual o conhecimento científico é construído através da confirmação de teorias e hipóteses por meio de experimentos controlados. Uma crítica constantemente dirigida ao ensino de ciências e biologia nas escolas se refere à falta de experimentação. O ensino experimental nas escolas contribui para uma melhor qualidade de ensino (MOREIRA & AXT, 1991). Outra critica comum é a de que a biologia é ensinada de forma fragmentada como se os conteúdos pudessem ser separados em caixas e assim mantidos isolados nas cabeças dos estudantes. Ao refletirmos sobre este problema, buscamos desenvolver uma atividade experimental promovesse a problematização, a interdisciplinaridade e a criticidade científica.  O conteúdo escolhido deriva da biotecnologia, mais especificamente da química de produtos naturais aplicada ao cotidiano.

O experimento/kit experimental em desenvolvimento visa demonstrar o potencial bioativo (microbicida) de substâncias encontradas facilmente no cotidiano de todos nós e que passam despercebidas da maioria das pessoas. Todas as substâncias testadas são embasadas por trabalhos científicos prévios. Nosso desafio foi o de transpor este conhecimento que costumeiramente fica restrito ao meio acadêmico para o ambiente escolar sem que houvesse a necessidade da compreensão de conceitos prévios de elevada complexidade, ou mesmo um nível de complexidade que não seria adequado à educação básica. Este projeto conta com apoio financeiro da FAPERJ e com a colaboração da estudante de Ciências Biológicas da UERJ Luana Bispo, minha bolsista de iniciação à docência, que nos últimos dois meses tem se dedicado a realizar, sob minha orientação, os acertos necessários para que os kits experimentais de “biotecnologia” cheguem aos professores das escolas envolvidas no projeto.

Prof.ª Magui Vallim