Apresentação
Foi elaborado pela profª. Marly Cruz
Veiga da Silva, especialista em Ensino de Ciências, ex-diretora do Centro de
Ciências do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Biologia UERJ,
professora do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, atualmente
ministrando aulas no curso de Especialização em Ensino de Ciências do DECB e
nos cursos de Extensão do CECIERJ – Experimentando Ciências.
O projeto Botânica no dia-a-dia é
resultado de muitos anos dedicados a formar, especializar e atualizar
professores de Ciências e Biologia dentro de uma abordagem metodológica moderna
teórico-experimental. O projeto fornece sugestões de atividades práticas que
poderão servir para o enriquecimento do trabalho do professor na sala de aula
oferecendo também tópicos de apoio às discussões que surjam.
O Projeto foi desenvolvido em vinte roteiros que tratam das substâncias mais comuns encontradas nas plantas, das estruturas que as produzem (ou utilizam) e dos processos que mantém as plantas vivas. Cada roteiro é composto por duas partes:
O Projeto foi desenvolvido em vinte roteiros que tratam das substâncias mais comuns encontradas nas plantas, das estruturas que as produzem (ou utilizam) e dos processos que mantém as plantas vivas. Cada roteiro é composto por duas partes:
- PASSO A PASSO
o modo mais simples de fazer cada
experiência proposta utilizando –se material de baixo custo, de fácil manuseio
e de fácil reposição. As experiências podem ser realizadas em sala de aula
(caso o colégio não tenha sala de ciências), como demonstração ou quando
possível por grupos de alunos.
PARA DISCUSSÃO
Tópicos necessários para embasamento
teórico dos problemas levantados durante e depois da realização das
experiências. Os tópicos escolhidos são aqueles utilizados nas aulas de
Ciências e Biologia e são resultado da demanda dos professores de Ciências e
Biologia que frequentam os cursos do DECB/IBRAG/UERJ.
Alguns roteiros foram adaptados do “Projeto Ciência no dia-a-dia”, no DECB/IBRAG/UERJ desde 1992. No entanto a maioria deles foi criado especialmente para este projeto de modo que o ensino de Botânica possa ser efetivamente realizado com grande agrado pelos professores e seus alunos.
Alguns roteiros foram adaptados do “Projeto Ciência no dia-a-dia”, no DECB/IBRAG/UERJ desde 1992. No entanto a maioria deles foi criado especialmente para este projeto de modo que o ensino de Botânica possa ser efetivamente realizado com grande agrado pelos professores e seus alunos.
A preparação do material didático que
acompanha o projeto escrito contou com o apoio da estagiária Nathalia Gomes
Leitão e a apresentação gráfica do projeto foi feita pelo design gráfico
Edmilson Costa Pinto da Cruz que criou todos os modelos utilizados.
Os roteiros e o material experimental
foram validados pelos professores do curso de Especialização em Ensino de
Ciências e Biologia oferecido pelo DECB/IBRAG/UERJ (turma 2013) e pelos
professores participantes do curso “Experimentando Ciências – III”, oferecido
pelo CECIERJ (Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro).