BOTÂNICA NO DIA - A - DIA


Apresentação

Foi elaborado pela profª. Marly Cruz Veiga da Silva, especialista em Ensino de Ciências, ex-diretora do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Biologia UERJ, professora do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, atualmente ministrando aulas no curso de Especialização em Ensino de Ciências do DECB e nos cursos de Extensão do CECIERJ – Experimentando Ciências.

O projeto Botânica no dia-a-dia é resultado de muitos anos dedicados a formar, especializar e atualizar professores de Ciências e Biologia dentro de uma abordagem metodológica moderna teórico-experimental. O projeto fornece sugestões de atividades práticas que poderão servir para o enriquecimento do trabalho do professor na sala de aula oferecendo também tópicos de apoio às discussões que surjam.

O Projeto foi desenvolvido em vinte roteiros que tratam das substâncias mais comuns encontradas nas plantas, das estruturas que as produzem (ou utilizam) e dos processos que mantém as plantas vivas. Cada roteiro é composto por duas partes:
 
 
 - PASSO A PASSO          

o modo mais simples de fazer cada experiência proposta utilizando –se material de baixo custo, de fácil manuseio e de fácil reposição. As experiências podem ser realizadas em sala de aula (caso o colégio não tenha sala de ciências), como demonstração ou quando possível por grupos de alunos.





       
PARA DISCUSSÃO

Tópicos necessários para embasamento teórico dos problemas levantados durante e depois da realização das experiências. Os tópicos escolhidos são aqueles utilizados nas aulas de Ciências e Biologia e são resultado da demanda dos professores de Ciências e Biologia que frequentam os cursos do DECB/IBRAG/UERJ.

Alguns roteiros foram adaptados do “Projeto Ciência no dia-a-dia”, no DECB/IBRAG/UERJ desde 1992. No entanto a maioria deles foi criado especialmente para este projeto de modo que o ensino de Botânica possa ser efetivamente realizado com grande agrado pelos professores e seus alunos.
 
A preparação do material didático que acompanha o projeto escrito contou com o apoio da estagiária Nathalia Gomes Leitão e a apresentação gráfica do projeto foi feita pelo design gráfico Edmilson Costa Pinto da Cruz que criou todos os modelos utilizados.

Os roteiros e o material experimental foram validados pelos professores do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia oferecido pelo DECB/IBRAG/UERJ (turma 2013) e pelos professores participantes do curso “Experimentando Ciências – III”, oferecido pelo CECIERJ (Centro de  Ciências do Estado do Rio de Janeiro).