AMBIENTES MARINHOS


O Ambiente Marinho

O ambiente marinho acompanha a humanidade desde seus primórdios, perpassando os milênios, recobrindo a maior parte da superfície do planeta (cerca de 70%).  Apesar dessa coexistência tão antiga, o homem parece não ter despertado para a dimensão da importância e a necessidade de preservação deste ambiente, seja por ignorância ou negligência. Podemos atribuir até mesmo uma grande parcela de responsabilidade da sobrevivência da espécie humana aos oceanos, pois além de produzirem grande parte do oxigênio do planeta através da fotossíntese realizada pelas microalgas do fitoplâncton, as trocas de calor entre a atmosfera e os oceanos são responsáveis pelo clima.


O ambiente marinho abriga organismos representantes de todos os filos que existem no planeta (Nybakken, 1993), o que aponta para sua grande biodiversidade, fruto de milhões de anos de evolução. Como se já não fosse suficiente, o ambiente marinho absorve grande quantidade de gás carbônico atmosférico e fornece alimentos a milhões de pessoas em todo o mundo.
Em geral, as pessoas conhecem muito pouco do ambiente marinho, especialmente os organismos que ali habitam e seus padrões de distribuição. Na educação básica o tema é tratado superficialmente, reflexo do pouco material de apoio disponível ao professor.
Visando aproximar o ambiente marinho da educação básica e fornecer recursos aos professores, iniciamos o estudo e desenvolvimento de uma cena marinha na forma de modelo didático confeccionado em porcelana fria (biscuit). Optamos por representar um costão rochoso por ser este um ambiente de interface com o terrestre e, portanto de familiaridade para os estudantes.No modelo procuramos representar a zonação e os organismos mais abundantes em costões rochosos do litoral do Rio de janeiro. Esperamos kit de modelos didáticos da cena marinha seja uma fonte de informações e ideias para enriquecer as aulas na educação básica.