Nessa
postagem apresentaremos, em termos gerais, o processo de idealização, criação e
execução de modelos didáticos, mais especificamente sobre o Modelo Didático “Cena Marinha”
confeccionado por nosso Projeto.
Como
em muitos aspectos da vida, todo projeto se inicia no campo das ideias, e com
nosso Modelo Didático não foi diferente. Marcamos reuniões inicialmente para
discutir os objetivos que gostaríamos de atingir com a confecção desse material.
Para qual público se destina? Qual saber científico deve ser visualizado nesse
cenário? Qual estratégia pedagógica devemos utilizar? Como serão as modelagens?
Muitas eram as perguntas iniciais!
Depois
das reuniões iniciais conduzidas pela Dra. Magui Vallim, nosso grupo concluiu
que o modelo deveria ser construído na perspectiva de uma cena marinha,
explorando um costão rochoso, sua zonação (supra, meso e infralitoral) e os
organismos que habitavam esses ambientes. Nossa meta era de que o estudante pudesse
visualizar esses conceitos dentro do contexto brasileiro.
Definindo
a temática científica e delimitando os objetivos, passamos para a processo de
criação de uma identidade artística do Modelo Didático. Sugestões de materiais
para a confecção foram dadas: madeira, MDF, papelão, isopor, porcelana fria
(conhecida também como Biscuit), entre tantos outras técnicas possíveis.
Optamos pelo uso da porcelana fria como principal instrumento de trabalho, e de sua combinação com outros materiais, como: estrutura em isopor, acabamento em cartonagens e pinturas externas a base de tintas especiais
Optamos pelo uso da porcelana fria como principal instrumento de trabalho, e de sua combinação com outros materiais, como: estrutura em isopor, acabamento em cartonagens e pinturas externas a base de tintas especiais
Concluímos
que a modelagem realista seria a
ideal para confecção dos organismos combinada com a técnica de pintura com tinta a óleo. Como exemplo dessa proposta temos o Pachygrapsus
transversus na figura ao lado, em processo de criação.
A
modelagem realista desperta sempre muita curiosidade pois busca, ao máximo, a
proximidade com a realidade observada. Nesse sentido, buscamos trazer as
estruturas e características dos organismos marinhos para o modelo, explorando
a confecção de todos os detalhes possíveis! Com isso, os estudantes podem
visualizar no modelo as estruturas que aprendem nas aulas teóricas. Nosso
modelo da popularmente conhecida “estrela-do-mar” (Echinaster brasiliensis) recebeu até os pés ambulacrais que são encontrados nesses organismos vivos!
Em
outras postagens futuras contaremos todos os detalhes de criação e elaboração
do Modelo Didático “Cena Marinha” para que os leitores do nosso Blog possam se
inspirar e confeccionar também seus próprios modelos.
Aguardem
muitas dicas, conhecimentos e compartilhamentos de ideias!
Prof. Helder Carvalho